A Fundação MUSOL nasceu em 1998 da mão de um grupo de funcionários, profissionais, peritos e investigadores que centram os seus interesses e carreiras profissionais no âmbito da administração local espanhola.
Desde a sua criação, a MUSOL tem uma vocação dirigida ao trabalho com as entidades locais do sul, com o objectivo de fortalecer as capacidades dos actores locais e seu papel no desenvolvimento local. Ao longo dos anos a fundação diversificou a sua acção, do ponto de vista geográfico e sectorial. Não obstante, a organização reafirma a sua ambição de constituir uma referência no trabalho com as entidades públicas e organizações locais de Espanha, África e América Latina.
Na Fundação MUSOL promovemos o direito de uma vida digna e o desenvolvimento sustentável das populações mais desfavorecidas, desenvolvendo e fortalecendo as capacidades tanto dos governos regionais e locais como da sociedade civil espanhola, de África e da América Latina, tudo dentro da estrutura dos processos de desenvolvimento, descentralização e participação eficaz dos países destinatários da nossa actividade.
Especializada no fortalecimento dos governos locais e regionais dos países do sul, por se tratar de instituições perto das pessoas e responsáveis pelos serviços básicos de água, saúde e educação, defende os valores democráticos, a justiça social, a igualdade e os direitos humanos. A MUSOL acredita num trabalho que tenha como base a transparência, a responsabilidade, a aprendizagem e a inovação para lutar contra a pobreza.
Actualmente, desenvolve diferentes projectos de cooperação para o desenvolvimento na América Latina e África, assim como de sensibilização por toda a geografia espanhola, com o objectivo de fomentar a participação e estender o conhecimento da administração local sobre temas de cooperação para o desenvolvimento, co-desenvolvimento e descentralização.
Recentemente a MUSOL consolidou o seu processo de mudança para se transformar em Fundação.
Missão
A missão da Fundação MUSOL é promover o desenvolvimento sustentável das populações mais desfavorecidas, desenvolvendo e fortalecendo as capacidades tanto dos governos regionais e locais como da sociedade civil, em Espanha, África e América Latina. Tudo no âmbito da estrutura dos processos de desenvolvimento, descentralização e participação eficaz dos países destinatários da nossa actividade.
Visão
A nossa visão é ser uma organização de referência no trabalho com as organizações e entidades públicas regionais e locais de Espanha, África e América Latina, que fomente a sensibilização, a transparência e a eficácia, a aprendizagem e a melhoria contínua, internamente e entre os seus parceiros, para promover o satisfatório progresso das populações mais desfavorecidas e a participação das mesmas no processo de desenvolvimento local.
Valores
- Transparência
- Participação, igualdade de Género e Democracia
- Empoderamento, fortalecimento e responsabilidade
- Abertura ao trabalho com populações migrantes
- Valorização do espaço público
- Aprendizagem e inovação
LINHAS DE ACÇÃO ESTRATÉGICAS
Em 2009, a MUSOL redefiniu o seu Marco Estratégico, actualizando o novo contexto e integrando linhas de acção, valores, expectativas e tendências que se delinearam de forma clara durante os primeiros 10 anos de vida da organização (1998-2008)
A definição do novo Marco Estratégico - fruto de um processo de análise e reflexão realizado entre finais de 2008 e início de 2009 - tornou evidente que os projectos de cooperação no desenvolvimento e codesenvolvimento são linhas fundamentais de acção para a organização. As acções e as iniciativas de sensibilização e educação para o desenvolvimento também demonstraram serem um importante fio condutor da acção da MUSOL em Espanha.
Cooperação para o desenvolvimento
Apoio das entidades públicas regionais locais da América Latina e África na prestação sustentável de serviços básicos de qualidade da população local.
Fortalecimento das entidades públicas locais e regionais da América Latina e África no sentido da gestão e administração, fomentando a transparência e a eficiência na acção dos mesmos.
Fortalecimento dos processos de planificação do desenvolvimento local na América Latina e África, institucionalizando espaços de participação popular dos governos locais e regionais e em articulação com os demais participantes envolvidos.
Educação para o desenvolvimento, sensibilização e formação
Educação para o desenvolvimento, sensibilização e formação para o público em geral e para os entes locais e autónomos espanhóis em particular, com o objectivo de melhorar: a qualidade da prestação dos serviços básicos da população, em particular os serviços que atendem imigrantes; a qualidade da cooperação descentralizada e a atenção das entidades locais para os temas de cooperação, luta contra a pobreza e ODM; mediante o fortalecimento das capacidades do pessoal que atende estes serviços e a articulação das entidades locais espanhola e seus homólogos do sul.
Codesenvolvimento
Fortalecimento das organizações de imigrantes em Espanha para favorecer a sua afirmação como interlocutores transnacionais das entidades locais e autónomas espanholas e dos países de origem.
Acompanhamento dos governos locais e regionais dos países de origem e de destino, de forma a fortalecer as capacidades do seu pessoal e assim melhorar as actividades que realizam para a gestão da imigração nos seus territórios.
Trabalho em conjunto com as organizações de imigrantes em Espanha, de forma a fomentar a sua participação nos processos de desenvolvimento dos seus países de origem.